domingo, 7 de fevereiro de 2010

LAGOAS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E FEBRES


Aterro de uma Lagoa natural ou atentado ao ambiente???
Quantos de nós não se lembram dela?
Quantos de nós não faziam desta lagoa a sua praia?
Dava pelo nome de "lagoa do Bunho"
Agora ficava-lhe bem o nome de
           Lagoa do ENTULHO.

5 comentários:

  1. este é um trabalho que tem de ser feito,oportuno e corajoso,está na hora de tomar posições e defender o que é nosso.
    foi a minha praia ,a minha piscina,e é ainda a minha casa,a minha terra,património de todos nós...tb eu me uno no esforço de alertar as mentes menos atentas,e algumas já adormecidas.
    mário cardadeiro.

    ResponderEliminar
  2. Fico triste com estas notícias, sobre as acções nefastas que ainda se fazem nas Lagoas da Gândara e outros espaços naturais, em pleno século XXI e num país europeu! O facto de quase ninguém comentar esta notícia; que não é directamente relacionada com política e partidos; é um indicador preocupante da pouca importância que a população dá às questões ambientais!

    Durante muito tempo, de Febres, só conhecia a Lagoa dos Coadiçais! Há pouco mais de um ano descobri as restantes através de pesquisas na Net! Andei por aí num fim de tarde deste Verão, a calcorrear as 4 Lagoas e a tirar umas fotografias! E estava a pensar voltar aí um dia destes, para fotografar as Lagoas, agora cheias de água! Mas já vi que nem tudo vai ser agradável para a vista!

    http://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&msid=113243537023304539197.000479b6a207b413867a1&ll=40.340258,-8.728836&spn=0.478357,0.883026&t=h&z=10

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com as críticas ao estado da Lagoa do Bunho. Grandes pimpões lá pesquei. As canas, às vezes, eram paus de de segurar o feijão de trepa, como se diz aqui na Gândara, e os anzóis de arame da cerca das galinhas, . No entanto, e estou a escrever sem ter a certeza daquilo que digo, parece-me que o problema da Lagoa do Bunho, ultrapassa todos os poderes autárquicos, porque se trata de barrocos com propriedade privada. Nada melhor que, para um melhor esclarecimento de todos, consultar as entidades que tutelam este tipo de recursos.
    Fico a aguardar.

    Carlos Gaspar

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlitos, até parece que tens problemas com o poder autárquico.
    O crime ambiental é evidente, quem empurra para lá o entulho não és seguramente Tu.
    De quem é a tutela do espaço?
    Gosto da parte dos pimpões e de canas feitas de paus de feijão equipadas com anzóis feitos com arame de cerca!
    O QUE IMPORTA É IMAGEM AMBIENTAL DA LAGOA.

    ResponderEliminar
  5. ...Privado ou não,o que é certo é que concerteza haverá algo que normalize e contemple este tipo de situações.Isto não é uma manta de retalhos.Se houver interesse genuino pode-se reverter e requalificar estas zonas a bem de todos e sem prejuizo dos proprietários.Haja bom senso e esperemos ir a tempo!..
    MÁRIO CARDADEIRO

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.